Unidades Industriais

Cartonagem Trindade Indústria S.A.

-  Unidade fabril destinada à fabricação de embalagens de cartão de  alta qualidade  destinadas à exportação e mercado interno.  A "Cartonagem Trindade S.A." é pioneira na inovação deste segmento industrial em Portugal.

- A construção desta  fábrica, distribui-se por quatro  naves, sendo duas fabris e duas de armazenagem. A unidade fabril é  composta por volumes brancos  com diferentes alturas, tendo-se procurado obter para todo o conjunto, uma imagem   intemporal e com bom comportamento térmico. Daí se ter evitado cores escuras tão presentes na moda que se crê passageira.

- O  edifício de escritórios, desenvolve-se a partir de uma pré-existência. Foi-lhe adicionado uam varanda em balanço, em estrutura e revestimentos metálicos e  lamelas " quebra-sol" horizontais. Existe ainda parede com plantas naturais dispostas na vertical, na empena  do corpo de escritórios.

.- A fábrica tem tranparência para o exterior nomeadamente para um pinhal  orientado a norte de modo a evitar o enclausuramento interior e conferir assim maior qualidade ambiental para quem ali trabalha.

- Talvez, as fábricas deviam ser como no tempo do arq. Albert Khan ( E.U.A) , nos anos 30, as quais tinham fachadas  todas envidraçadas  para o exterior em especial viradas a norte.

- Neste caso,os espaços exteriores mereceram projecto paisagístico, o que é sempre uma excepção positiva .

 

MP- 2019

Local : S. João da Madeira - Portugal
Projeto: 2017-2018
Execução: 2019
Área de construção: 9.288 m2
Arquitetura: Mário Pessegueiro
Colaboradores: Rui Alves, Rui Brandão
Rui Alves, Rui Brandão
Cálculos de Estabilidade: Paulo Reis
Eletricidade e ITED: Mário Gomes
Segurança contra incêndio: Exactusensu
Empreiteiro geral: A. Pimenta S.A.
Eletricidade- instalação: Eletroclara Lda. e Prismeira Lda.
Segurança instalação: José Vieira - Big Safety
Videovigilância: VIHU